Resumo

Esta pesquisa propôs-se a investigar os fatores que contribuíram para a evasão dos alunos- atletas bolsistas, ingressantes em 2012 no curso de Licenciatura em Educação Física e uma Instituição de Educação Superior de São Paulo ¿ SP. Com esse fim, procedeu-se a um levantamento bibliográfico dos materiais produzidos sobre evasão escolar na educação superior e a uma pesquisa exploratória por meio de dados coletados na IES em que estavam matriculados os alunos em questão. Foram entrevistados 10 alunos evadidos e 10 alunos que prosseguiram os estudos, de uma população de 25 alunos-atletas bolsistas matriculados em Educação Física em 2012. Os alunos permanecentes foram incorporados à pesquisa visando ampliar o entendimento sobre os motivos, não só da evasão, mas também as razões que encontram para dar continuidade dos estudos. Foi relevante, para a discussão e compreensão dos dados coletados, a participação dos pesquisadores de campo no aspecto da escolarização dos atletas. Como resultado, a pesquisa apontou que o cansaço físico provocado pelos treinamentos esportivos e o deslocamento entre os locais de treino, instituição educacional e residência, somada às dificuldades financeiras para custear os estudos, destacam-se entre os fatores apontados pelos sujeitos da pesquisa para a evasão na educação superior. Observou-se também uma contradição entre a legislação que disciplina os critérios de aprovação na educação superior, no que se refere à exigência da frequência dos alunos em sala de aula e da legislação esportiva que orienta a conciliação entre as competições esportivas e o calendário escolar. As Instituições de Educação Superior não possuem amparo legal para abonar ou justificar eventuais ausências dos alunos-atletas, fazendo com que o controle de frequência citado pelas leis esportivas não tenha respaldo caso o aluno atleta extrapole a porcentagem mínima de presença escolar. Também se espera que o presente estudo contribua com as discussões em busca de alternativas para a permanência desses alunos na Educação Básica e Superior.
PALAVRAS-CHAVE: Evasão na Educação Superior; Atletas bolsistas; Política Pública da Educação Superior.

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