Atletas de pentatlo militar feminino e pesquisa científica - uma mini-revisão
Por Míriam Raquel Meira Mainenti (Autor), Bianca Miarka (Autor), Marcos Vinícius Marques Loyola (Autor), Lucas Vieira Coelho dos Santos (Autor), Danielli Braga de Mello (Autor).
Resumo
compilar informações existentes na literatura científica sobre atletas femininas de pentatlo militar.
Métodos: foram realizadas buscas nas bases de dados Pubmed/Medline, Scielo e Google Acadêmico com strings específicas em inglês e português.
Resultados: o pentatlo militar é uma disciplina que compreende cinco eventos, a saber: tiro de carabina, corrida com obstáculos, natação com obstáculos, lançamento e corrida cross country. Nossa busca identificou inicialmente 275 registros, que foram reduzidos à lista final de 14 após a análise dos critérios de elegibilidade realizada em duas fases: leitura do título + resumo e leitura do texto completo. O primeiro registro foi publicado em 2007 (área de estudo recente) e a maioria dos estudos foram transversais (escassez de estudos experimentais), investigando desfechos psicológicos, antropométricos, bioquímicos, biomecânicos, cardiopulmonares, nutricionais, temperatura da pele, desempenho e prevalência de lesões. As atletas de pentatlo militar apresentam baixos valores de gordura corporal, ingestão energética e alto volume de treinamento semanal, portanto, os profissionais devem estar atentos para prevenir a síndrome da deficiência energética relativa no esporte (RED-S). A corrida com obstáculos foi o evento mais investigado, com menor lactato sanguíneo e temperatura da pele para as atletas mulheres. Também foi observado que variáveis antropométricas, de potência muscular e cardiopulmonares estão bem correlacionadas com o desempenho atlético e, em alguns estudos, essas correlações foram mais fortes para atletas do sexo feminino.
Conclusão: a pesquisa científica com atletas femininas de pentatlo militar ainda é incipiente, principalmente para pesquisas de delineamento experimental, as quais são altamente incentivadas em estudos futuros.