Atletismo e o modelo sport education: uma revisão sitemática
Por Caio Henrique De Santana Silva (Autor), Bruno Ribeiro Ramalho de Oliveira (Autor), Roberto Poton (Autor).
Em Revista Intercontinental de Gestão Desportiva v. 13, n 3, 2023.
Resumo
As reflexões sobre os métodos de ensino do atletismo na escola estão contidas na análise do processo de ensino-aprendizagem (incluindo a aplicação de modelos e técnicas), em aspectos didático-pedagógicos, que favoreçam à construção de conhecimentos do atletismo. O presente estudo buscou analisar as contribuições do atletismo e do modelo Sport Education nas aulas de Educação Física. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão sistemática, com levantamento de dados entre os meses de março e maio de 2023 nas bases de dados eletrônicas: ERIC, MEDLINE/PubMed, Portal CAPES, SAGE Journals, Scielo, Scopus, Web of Science. Os resultados apresentaram 11 estudos encontrados que abordam dois temas: 1-Didática do atletismo; 2- Desempenho de habilidades. Foi observado que ainda há poucas pesquisas que relacionem o atletismo ao Sport Education, e as existentes se concentram na sua maior parte no mesmo país. Destacamos a relevância do enfoque pedagógico do atletismo em diálogo com os desempenhos de habilidades (motoras, cognitivas e socioafetivas) presentes no modelo Sport Education, tendo em vista que o desenvolvimento do referido modelo pode ampliar os resultados educativos esperados da intervenção centrada no aluno.