Atletismo no ensino fundamental i: Visão de professores e alunos das escolas estaduais de Itapecerica/MG
Por Douglas Xavier Cruz da Silva (Autor), José Vitor Vieira Salgado (Autor), Andrêza Soares dos Santos (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 30, n 2, 2022.
Resumo
O atletismo é um esporte no qual seus fundamentos técnicos repetem os movimentos naturais do ser humano, dessa maneira ele caracteriza-se como uma atividade física essencial nas aulas de Educação Física no ensino fundamental I ajudando no desenvolvimento e aprimoramento das capacidades físicas, cognitivas e sociais dos alunos. Nesse estudo verificamos a visão que alunos e professores têm a respeito dessa modalidade esportiva, abrangendo os conhecimentos, fundamentos básicos e locais mais praticados, gostos e desenvolvimentos físicos obtidos por meio deste esporte. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa e qualitativa, em que foram aplicados questionários a 65 alunos e nove professores de Educação Física do 5° ano do ensino fundamental das escolas estaduais de Itapecerica/MG. Dos 65 alunos pesquisados, 81,54% conhecem o atletismo, porém apenas 22,64% sabem fazer uma ligação exata com seu conceito, 93,85% praticaram o atletismo alguma vez. Os fundamentos que eles mais praticam nas aulas são as corridas com 89,23% e os saltos 47,69%. Para 83,08% as práticas dos fundamentos ajudaram de alguma forma no próprio desenvolvimento físico, sendo que as capacidades físicas mais aprimoradas são a agilidade 73,85% e velocidade 72,31%, que também foram apontadas pelos professores como mais desenvolvidas nos alunos. Todos os professores de Educação Física relataram que trabalham o atletismo no Ensino Fundamental I, sendo que 55,56% buscaram uma melhor preparação profissional e também apontaram a falta de materiais e infraestrutura adequada como dificuldades de trabalho. O atletismo pode promover o desenvolvimento físico dos alunos nos anos iniciais escolares, por meio dele pode-se realizar a socialização e inclusão, além de aprimorar as capacidades físicas de cada discente.