Atletismo em Outras Cidades

Por: .

Atlas do Esporte do Maranhão.

Send to Kindle


OUTRAS CIDADES

 

BACABAL

Hermano Rodrigues Santana Neto

Pedro Bruno Silva Viana

DÉCADA DE 1960 em 1966, regressa a Bacabal o jovem João Alberto de Sousa (hoje, senador). Com pretensões políticas, passa a incentivar o esporte amador na cidade, promovendo diversos eventos, incluindo corridas a pé.

DÉCADA DE 1970 o Tiro de Guerra, do Exército Brasileiro, passa a promover a Corrida do Tiro de Guerra, a partir de 1977. 

DÉCADA DE 1980 Começam as disputas dos JEBS - Jogos Escolares Bacabalense - organizado pela Secretaria de Educação Desporto e Lazer da cidade, a partir de 1982. Dentre as modalidades em disputa, está o Atletismo O maior medalhista em JEBS é Paulo Miguel com 10 medalhas de ouro, conquistas nos anos de 2002 e 2003.

1983 Fundação do Grupo “Os Cábulas” , em 05 de fevereiro, por Orlando Xavier, com o objetivo de difundir a cultura e o esporte em geral. A partir do ano 2000 começam a participar de provas de atletismo.

1985 Começa a ser disputada a Corrida de São Luís Gonzaga a Bacabal, na distância de 35 quilômetros.

DÉCADA DE 1990 chega à cidade o Sub-Tent. DaSilva, que passa a incentivas o Atletismo, filiando-se a Federação de Atletismo e treinando equipes para participar dos Jogos Escolares Maranhenses – JEM´s. Dentre os atletas que aparecem nesse período em que permanece na cidade, destaca-se sua filha, LARISSA PATRÍCIA da SILVA, a maior vencedora de prova de Rua em Bacabal, campeã de 1992 a 2000 em provas femininas, Tri-Campeã Maranhense em Marcha Atlética; 2º lugar do Infanto Norte Nordeste, em 2001; 3º lugar no sul-americano no Peru. dentre os atletas treinados por DaSilva, destaca-se, ainda FRANCISCO ALENCAR CARVALHO JÚNIOR, que em 1999 conseguiu um 3º lugar na Marcha Atlética; 1º lugar no Intermunicipal em 2000, na marcha atlética (recordista); 1º lugar no Campeonato Maranhense Juvenil, nos anos de 2000 e 2002; 2º lugar no Adulto de 2000, e 5º lugar no Norte Nordeste, realizado em Recife, em Lançamento de Dardo, no ano de 2001; 1º lugar na segunda Corrida de 10km em São Luis.

1992 Começou a “Corrida de Rua Frei Solano”, organizada pelo Sub-Tenente Da Silva. O maior vencedor é Mauro Sérgio com oito títulos. Tem o 2º lugar em Pedreiras, 1º lugar em 1999 na abertura da Copa Ouro, chamada corrida do Banco do Brasil.

 

DOM PEDRO

Leopoldo Gil Dulcio Vaz

1972 Corrida do Fogo, promovida pelo governo federal, em comemoração aos 150 anos da República; alunos das escolas a transportaram até a cidade de Capinzal, distante 40 quilômetros de Dom Pedro; participaram 20 alunos, sendo dez das escolas Rui Barbosa e Dom Pedro; dentre os participantes, Azeide Monte Palma e Charles Ramos de Lima;

1975 Azeide Monte Palma participa de uma corrida na abertura das festividades carnavalescas, aonde o bloco que chegasse a primeiro lugar na Praça da Prefeitura ganhava vários prêmios e a fama;

1999 durante as comemorações do 47º. Aniversário da cidade foram realizadas duas corridas, com 40 inscrições e distribuição de prêmios, sendo uma de atletismo e outra de ciclismo; no Atletismo, foram disputadas provas de 100 e 500metros; Albeane Silva Mendes inscreve-se nas duas provas, chegando em primeiro no ciclismo e nos 500 metros; o segundo colocado foi Augusto, e o terceiro, Genival.

2006 desde 1999 nada mais foi feito em termos de atletismo na cidade

Fonte: Azeide Monte Palma e Albeane Silva Mendes. Entrevistas.

 

GUIMARÃES

  Aldirene Monteiro Silva

  Domingas de Jesus Fonseca Borges

  Wilza Malheiros Silva

 

1979 Os Professores Rui Moreira, Cláudio Thomas e Izabel Pinheiro participaram de um curso de capacitação na área de educação física, promovida pelo Departamento de Educação Física, Esportes e Recreação, em São Luís, onde várias modalidades de esportes foram trabalhadas, dentre elas, o Atletismo

- ao retornarem ao município, implantaram o atletismo nas aulas de educação física

1981 Primeira Olimpíada organizada por professores da Escola Nossa Senhora da Assunção, com jogos em várias modalidades: Voleibol, Basquetebol, Handebol, Natação; no Atletismo foram disputadas corridas, revezamentos, saltos, corridas com obstáculos; destacaram-se os estudantes José Ribamar Araújo (salto em distância), José de Ribamar Azevedo (salto em Altura)

1987 realização dos Jogos Olímpicos Vimarense, organizados por uma comissão Municipal de Esportes e Lazer, da qual faziam parte José Maria  Silva, Joião Raimundo Costa Pontes, Aelson de Jesus Martins, Valbemir Pestana, Joselita Sousa, Carmenilde Coimbra, disputadas as seguintes modalidades: Natação, ciclismo, meia maratona (5.000 metros), salto triplo, salto em distância, e em altura, canoagem e jogos de quadra. Participaram alem da comunidade, 70% dos alunos de 1º. E 2º. Graus.

1996 surge a ONG Grupo Desportivo Voluntário – GDV -, que organiza a cada 31 de dezembro a Maratona da Paz, tendo como destaque, por três anos consecutivos, Sandra Cristina Lopes, na categoria feminina (Maratona de 10 km); na categoria Máster, Jiquiri venceu por dois anos alternados.

Fontes: entrevistas concedidas as autoras por

- JANSEN, José Raimundo. Professor de Educação Física, coordenador de eventos, Casa da Cultura Gastão Dias Vieira

- PONTES, José Raimundo Costa. Professor de Educação Física, coordenador de eventos, Casa da Cultura Gastão Dias Vieira

- AGUIAR, Abibel Francisco Mondego de. Professor de Educação Física e de História, coordenador de ensino fundamental

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.