Resumo

A baixa adesão à atividade física é um dos principais desafios atuais na educação e na saúde. Para reverter essa tendência e promover estilos de vida ativos desde cedo, apresentamos a experiência do AtraParkour , um esporte alternativo que combina a busca lúdica do tag com elementos do parkour e a lógica competitiva do World Chase Tag . O objetivo desta pesquisa foi analisar o impacto de sua implementação na motivação, no prazer e na percepção da competência motora de alunos do ensino médio, avaliando sua utilidade como estratégia metodológica para promover a adesão à prática física e esportiva. A proposta foi projetada para aplicação em contextos de educação física e recreação, utilizando materiais acessíveis e estruturas móveis que permitem sua adaptação a diferentes espaços. São descritos seus fundamentos pedagógicos, as características do espaço de jogo (Parkour Park), suas regras gerais e suas três principais modalidades: clássica, individual e numerada. Os resultados mostram alto engajamento dos alunos, melhores percepções de competência e um alto nível de prazer, todos fatores cruciais para consolidar hábitos ativos de longo prazo. Esta proposta está alinhada aos princípios da aprendizagem significativa, da abordagem baseada em competências e da Teoria da Autodeterminação, estabelecendo-se como uma ferramenta eficaz e inclusiva para promover a atividade física nas escolas por meio da brincadeira, da criatividade e da motivação intrínseca.

Referências

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