Resumo

O Marketing, através do esporte, teve início no século XX e tem-se desenvolvido ao longo dos anos, passando de uma ferramenta filantrópica para um importante item de investimento do composto mercadológico das empresas. O patrocínio a organizações, eventos e atores do esporte é uma parte ativa dos investimentos das empresas no esporte e passou a ser objetivo de diversos estudos nas últimas décadas. Apesar do crescente alvo de estudos nos esportes, pouco foi investigado sobre os patrocínios relacionados aos esportes de inverno em geral. Assim, o presente trabalho teve como objetivo identificar os patrocinadores de eventos e organizações administradoras de modalidades de inverno bem como compará-los aos patrocinadores de eventos e organizações administradoras de modalidades de verão em termos de número, tipo e setor de atuação econômica dos patrocinadores através de dados levantados na literatura, sites oficiais das organizações e eventos e relatórios anuais de empresas. Os resultados encontrados mostram que as empresas que patrocinam os esportes de inverno e de verão têm uma distribuição muito semelhante no que diz respeito ao setor econômico que atuam. Por outro lado, organizações administradoras dos esportes de inverno analisadas apresentam um menor número de patrocinadores principais quando comparadas com suas organizações análogas de verão e um número maior de acordos intermediários e de fornecedores. Os resultados encontrados sugerem que um plano de Marketing para uma organização de esportes de inverno deve objetivar em alcançar 1 ou 2 acordos maiores e 6 a 8 acordos menores de patrocínio.

Acessar