Resumo

O presente estudo, delineado pela Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, objetivou examinar os atributos pessoais de atletas pertencentes a um clube de destaque na formação de atletas do basquetebol feminino. Participaram da pesquisa 31 atletas e dois treinadores pertences às categorias de base. Na coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, pautadas nos seguintes temas geradores: características pessoais; motivação para a prática esportiva; momentos marcantes da carreira esportiva (atletas); processo de identificação de talentos esportivos (treinadores). As narrativas dos participantes foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo, do tipo categorial. As informações encontradas realçaram a presença das três dimensões da pessoa enfatizadas na Teoria Biecológica do Desenvolvimento Humano. A estatura se apresentou como medida importante para a detecção das atletas (‘demandas positivas’). As relações interpessoais se destacaram como fatores motivacionais para o ingresso na prática do basquetebol, enquanto as competências psicológicas reforçaram o engajamento e a manutenção na carreira esportiva (‘disposições geradoras’). Os recursos passivos, as incompatibilidades entre os mesossistemas de participação das atletas e as relações interpessoais afetivas negativas se sobressaíram em termos de ‘disposições disruptivas’ favorecedoras do afastamento temporário ou de sentimentos de abandono da modalidade. Finalmente, os momentos positivos (‘recursos ativos’) se sobressaíram aos negativos (‘recursos passivos’) no que se refere aos momentos marcantes da trajetória esportiva. As evidências encontradas permitem concluir que os atributos pessoais das atletas, somados ao processo formativo ocorrido no ambiente esportivo, têm possibilitado a vivência de resultados de competência no processo de desenvolvimento de atletas do basquetebol feminino.

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