Atuação da Ginástica Holística e da Fonoaudiologia na Doença de Stargardt
Por Fernanda dos Santos Lopes Niaradi (None), Amanda Brait Zerbeto (Autor), Fernanda dos Santos Lopes Niaradi (Autor), Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto (Autor), Rita de Cássia Ietto Montilha (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 26, n 4, 2018.
Resumo
Resumo: A doença de Stargardt, caracterizada pela redução progressiva da visão, pode ocasionar dores e alterações posturais durante a realização de atividades escolares devido aos ajustes necessários para melhor uso da visão residual. Objetivo: Este estudo propõe apresentar os efeitos do atendimento de fonoaudiologia e da fisioterapia na melhora da cervicalgia, postura sentada e da flexibilidade de um adolescente com baixa visão, e propiciar o acesso a recursos de tecnologia assistiva, visando melhor desempenho acadêmico. Método: Por meio da abordagem metodológica do estudo de caso, foram realizadas oito sessões semanais em uma clínica escola de uma universidade Estadual de São Paulo. Resultados: A prática da Ginástica Holística fez com que o adolescente adotasse uma postura mais afastada do livro, sem realizar rotações e inclinações da cabeça, relatando com isso sentir menos dor na região cervical. No teste 3º dedo-solo, na comparação entre as medidas pré e pós- intervenção teve redução de 15 cm na distância dedo-solo. A contribuição da fonoaudiologia se deu por meio da utilização de recursos de tecnologia assistiva, como a lupa eletrônica e o plano inclinado para leitura e escrita que promoveu a melhora do uso da visão residual e do desempenho do adolescente nas tarefas escolares realizadas em sala de aula e na residência. Conclusão: A atuação interdisciplinar da fisioterapia e fonoaudiologia proporcionou a utilização de recursos que além de auxiliarem na melhora da postura, foram importantes para um melhor desempenho escolar e de socialização para AF.