Atuação de Instrutores Leigos nas Academias de Ginástica: Uma Análise a Partir dos Saberes Docentes
Por Jairo Antônio da Paixão (Autor), Yuri Windson Santos Barroso (Autor), Glauber César Cruz Custódio (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 24, n 3, 2016. Da página 113 a 124
Resumo
O estudo analisou a atuação de instrutores leigos em academias de ginástica, bem como a aquisição de saberes e competências necessárias a uma intervenção de qualidade, a partir de uma investigação de campo, descritiva e de cunho qualitativo. Em um ambiente em que as pessoas buscam de forma precípua a saúde e qualidade de vida, esses instrutores, basicamente com formação no ensino médio, fundamentam sua atuação nas vivências como praticantes de musculação e atividades físicas coletivas, normalmente oferecidas em academias de ginástica. Na busca por saberes específicos ao campo do bacharelado, destaca-se o compartilhamento de experiências com outros instrutores e informações acessadas em diversos sites na internet. Evidenciou-se o desejo e a necessidade por parte desses sujeitos de ingressar no curso de bacharelado em Educação Física.