Atuação do Professor de Educação Física em Relação à Saúde Postural de Discentes do Ensino Fundamental e Médio
Por Adriano Almeida Valansuela (Autor), Edrei Mateus Leite (Autor), Sidnei Moura (Autor), Julio Cesar de Faria Pastore (Autor), Julio Vicente da Costa Neto (Autor), Fabíola Claudia Henrique da Costa (Autor), Carlos Alberto de Azevedo Ferreira (Autor).
Resumo
Crianças e adolescentes passam por uma fase na vida em que ficam expostas a ambientes escolares por um bom tempo, onde o mobiliário, as instalações, o próprio sentar e ficar horas prestando atenção na aula, geralmente em uma postura inadequada, favorecem o surgimento das alterações posturais. Em função disso, foi proposta a condução de um trabalho de pesquisa objetivando conhecer a atuação do professor de educação física na área docente, visto que não foi encontrada referência na literatura que indicasse a atuação do mesmo na questão da avaliação postural dos seus alunos. Do total dos professores entrevistados, 63,33% não realizam avaliação postural nos alunos sendo possível a falta de conhecimento na área ou o próprio desinteresse fatores preponderantes para a não realização da avaliação. Fica expressa a necessidade de um planejamento por parte das instituições de ensino Básico, no sentido de promover políticas de fomentação da avaliação nos alunos; e Superior no sentido de as universidades reforçarem este tipo de atividade na graduação.