Atuação docente na Educação Física escolar durante a pandemia da COVID-19: uma revisão integrativa
Por Josué Tadeu Lima de Barros Dias (Autor), George Almeida Lima (Autor).
Em Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG v. 5, 2023.
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar as produções acadêmicas que destacam a atuação do professor de Educação Física durante a pandemia da COVID-19 no contexto escolar. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa da literatura, por meio da consulta à base de dados Periódicos Capes. Foram encontrados 316 estudos, dos quais, a partir dos critérios de inclusão e exclusão, foram excluídos 306. Após análise final, foram selecionados 10 estudos. Os professores de Educação Física sofreram impactos negativos, como a utilização de maneira compulsória de recursos tecnológicos, baixa participação dos alunos nas aulas, redução de atividades práticas, desestímulo dos alunos e ausência de formação específica para atuação docente neste contexto. Conclui-se que a atuação do professor, embora de maneira remota, e as dificuldades apresentadas, apresentou relevância na conjuntura pandêmica, uma vez que as práticas corporais, em alguns casos, fortaleceram vínculos familiares e dirimiram impactos relacionados à ausência de interação social.