Atuação Profissional dos Egressos de Educação Física PARFOR-UFT
Por Vitor Antonio Cerignoni Coelho (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR iniciou suas atividades em 2009 com o objetivo de atender as metas do Plano Nacional de Educação frente à formação de professores para atuar na Educação Básica Brasileira. O programa conta com duas modalidades, primeira e segunda licenciatura, além da formação pedagógica e tem como objetivo oferecer formação superior de qualidade aos professores que atuam na Educação Básica, mas não apresentavam formação acadêmica superior em sua área de atuação, além disso, formar docentes para todas as etapas e níveis de ensino como compromisso público do direito a educação (CAPES, 2010). Com relação a demanda do Estado do Tocantins observa-se que de acordo com o IBGE (2010) aproximadamente 7% do estado apresentava profissionais licenciados com ensino superior e a demanda de formação para o curso de Educação Física era de 1035 professores que atuavam sem licenciatura. Desta forma, iniciou-se a primeira turma de licenciatura em Educação Física do Estado do Tocantins com 37 alunos, sendo 31 efetivos, em abril de 2014 a avaliação do Ministério da Educação atribuiu conceito 3 ao curso e todos os alunos foram convocados para o ENADE a turma foi finalizada ao final deste ano (UFT, 2007). Entre os itens avaliados pela comissão a necessidade de compreender a permanência e atuação profissional de alunos egressos. Assim o estudo objetivou identificar a quantidade de alunos egressos da primeira turma de licenciatura em Educação Física PARFOR que continuam atuando na área após 5 anos de formados.