Atuação profissional e condições de trabalho dos professores de educação física do estado de Santa Catarina
Por Gracielle Fin (Autor), Allana Alencar (Autor), Franciane Maria Araldi (Autor), Adriano Alberti (Autor), Josiane Aparecida de Jesus (Autor).
Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2023 . páginas 12 - 25
Resumo
Desde 1996, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Educação Física é um componente curricular obrigatório e deve estar integrada ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, com o diálogo, a integração e a articulação necessários entre as demais disciplinas do currículo e as especificidades da formação profissional (BRASIL, 1996). Diante disso, o Profissional de Educação Física (PEF) desempenha um papel fundamental no ambiente escolar, sendo de extrema importância para o desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo dos estudantes. Além de promover a prática de atividades físicas, ele atua como um facilitador do aprendizado, utilizando metodologias e estratégias pedagógicas que estimulam a participação ativa dos alunos. O PEF também pode contribuir para a formação integral dos alunos, promovendo a inclusão, o respeito à diversidade e a valorização da cultura corporal (LOPES; SILVA, 2020).