Resumo

Apesar de muitas discussões, a Dança na escola ainda assume um caráter de apresentações para datas comemorativas e seu modo de ensino ainda se pauta em cópias e repetições. Na Educação Infantil, estas referências são vistas com maior frequência por não acreditar-se no potencial de aprendizado da criança pequena fazendo com que os modos de trabalho continuam equivocados e a criança pequena continua sendo negligenciada. Assim, esta pesquisa tem como tema central o protagonismo da criança pequena no ensino de Dança e busca verificar a possibilidade do desenvolvimento de um trabalho de ensino/aprendizagem na Linguagem Corporal: Dança na Educação Infantil, que além de visar os conteúdos específicos da área, considere a criança protagonista deste processo e abra possibilidade para desenvolver sua criatividade, no que diz respeito aos movimentos simbólicos e extracotidianos. Algumas reflexões aqui apresentadas partem da vivência da pesquisadora com o Projeto Linguagem Corporal na Educação Infantil da EBA/UFMG e da fala de um das crianças participantes do projeto ao explicar que tipo de atividade esta realizava: É aula de mim!. Assim pautou-se como objeto de estudo a aplicação de uma proposta metodológica pedagógico/artística na UMEI Vila Estrela da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, com crianças de quatro a cinco anos de idade. Esta proposta teve como principais eixos estruturadores os conceitos estruturais e educacionais da Dança (Marques, 2001) e as qualidades de movimento (Laban, 1990) e a abordagem Reggio Emilia (2001) a fim de instigar o adolescer do protagonismo da criança no processo criativo em Dança. Os resultados apontam a importância de uma nova visão acerca da criança e do ensino/aprendizagem da Linguagem Corporal: Dança.

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