Resumo

O presente estudo surge de inúmeras reflexões e estudos acerca da forma de sensibilizar o educando para as propostas pedagógicas do ensino escolar, pensando em maneiras de fazer com que o processo de aprendizagem repercutisse no âmbito da Escola, uma das formas encontradas era implementar o espírito aventureiro nos educandos. Nesse sentido, buscam-se na compreensão de Freinet, subsídios teóricos para descrever essa fermenta como uma forma de desenvolver diversos novos conhecimentos e capacidades nos educandos. Nesse sentido encontra-se nas aulas passeio uma forma de aproximar o sujeito da realidade e fazer com que assim possa construir de forma sistêmica os seus referenciais acerca dos setores naturais e sociais de sua sociedade. Uma das principais maneiras que se percebe nas aulas passeio é a de aliar a elas a prática de passeios em trilhas ecológicas onde se pode inserir o educando ainda mais próximo do meio ambiente. Pois é fundamental que se realiza o trabalho docente com atividades que venham a atuar no campo onde se processa de fato diversos conhecimentos. A aula-passeio refere-se a um instrumento que a educação possui para a o novo, dar origem as descobertas, através do conhecimento vivenciado na sua autenticidade. Há nessas experiências uma verdadeira sensação de alteridade, buscando novas possibilidades de relacionamento, as quais diversas daquelas vivenciadas diuturnamente no contexto escolar. Freinet afirmava na necessidade de que a escola teria como melhor forma de transformar-se pelos meandros e desenhos íntimos de seu interior, pois nesses contornos é que se manifestam asa inúmeras contradições e que a partir de duas categorias principais se daria a forma de educação: trabalho e cooperação Além de trabalhar os conteúdos quando se trabalha com aulas passeios em esportes de aventura como a trilha, incentiva-se a prática esportiva por conseqüência.

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