Aulas de Educação Física: Acordos e Desacordos
Por Camila Milan Paulo (Autor), Glauco Nunes Souto Ramos (None), Glauco Nunes Souto Ramos (Autor).
Em III Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
O presente estudo teve por objetivo verificar e analisar as situações criadas pelos alunosdurante as aulas de educação física que caracterizam o “burlar as normas”, bem como amaneira pela qual o professor que ministra estas aulas numa escola particular da cidade deSão Carlos percebe e encaminha tais situações. Metodologicamente esta pesquisa pautou-sepor uma descrição qualitativa da experiência, utilizando como técnicas de coleta de dados aentrevista semi-estruturada com o professor e a observação de quinze aulas. A partir dodiálogo entre a revisão bibliográfica e os dados da pesquisa, construímos quatro categorias deanálise: a) Situações de aulas criadas pelos alunos; b) Maneira como o professor percebe estassituações; c) Maneira como as encaminha; d) Papel da educação física na escola. Destamaneira, consideramos que a adoção ou não de certas estratégias depende muito dosprocedimentos e atitudes adotados pelo professor e da organização e funcionamento da escola.