Resumo

O presente trabalho teve como objetivo verificar a influência da Educação Física por meio de atividades psicomotoras em crianças de 7 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-GO. Fizeram parte do estudo 16 crianças, 9 do sexo masculino e 7 do sexo feminino. Trata-se de um estudo longitudinal experimental descritivo, com abordagem quantitativa.No primeiro momento foi aplicado o teste psicomotor de Oliveira (2008) para identificar quais eram os componentes da psicomotricidade menos desenvolvidos nas crianças. O tratamento e a análise dos dados foram feitas com o Teste t pareado de Wilcoxon com o software SPSS 10.0 adotando um nível de significância de (p?0,005). Após a análise dos resultados foi realizada uma intervenção com aulas de educação física focadas em psicomotricidade duas vezes por semana com duração de 50 minutos cada, durante 2 meses. Ao fim da intervenção foi realizado novamente o teste psicomotor para avaliar a evolução de desenvolvimento das crianças. Como resultados foram observados melhorias relevantes nos seguintes componentes da psicomotricidade: coordenação e equilíbrio com significância (p? 0,002), estruturação espacial (p? 0,002) e estruturação temporal com significância (p? 0,001). Os componentes lateralidade e esquema corporal não apresentaram melhora significativa, todavia a maioria das crianças já se encontravam em um estágio de desenvolvimento superior à sua idade cronológica. Conclui-se que grande parte das crianças estavam em estágio normal de desenvolvimento psicomotor, mas após a intervenção com aulas específicas para trabalhar variáveis da psicomotricidade, tiveram melhoras relevantes, concluindo assim, que 2 meses de intervenção com a prática das aulas de Educação Física por meio de atividades psicomotoras promovem melhoras nos componentes da psicomotricidade.

Acessar Arquivo