Auto-avaliação do Conhecimento em Ginástica: Um Estudo a Partir da Percepção dos Egressos do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Ceará
Por Aline Menezes Dodó (Autor), Kássia Mitally da Costa Carvalho (Autor), José Airton de Freitas Pontes Junior (Autor).
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos egressos do curso de Educação Física da Universidade Federal do Ceará (UFC) sobre o seu nível de conhecimento em ginástica referente as temáticas indicadas para o ensino fundamental, de acordo com a Matriz ACEF91. Embora seja reconhecido que a ginástica é um conteúdo historicamente produzido e culturalmente desenvolvido2 e que deve, portanto, ser abordado no ambiente escolar, uma das principais justificativas para a ausência de abordagem dessa prática nas escolas é o não conhecimento dos profissionais sobre a mesma, provavelmente ocasionado pela ausência na sua da formação inicial3.O que nos remete à necessidade de investigar e refletir sobre nível do conhecimento dos recém egressos