Resumo

Este estudo objetivou verificar as alterações ocorridas no nível de autoconceito (auto-estima) de jogadores profissionais de futebol no transcurso de um campeonato de futebol. Além disso, propôs-se a analisar as variações do autoconceito destes jogadores, em função das mensagens veiculadas a seu respeito, pelos meios de comunicação de massa (jornal). O estudo tem cunho quanti-qualitativo. A amostra final foi constituída de 7 jogadores, os quais responderam a um Questionário no início e após o final do campeonato de futebol, além de responderem as duas Entrevistas, uma sobre assuntos gerais e outra especificamente a seu respeito, cujo conteúdo constava em jornais da cidade de Porto Alegre. Como instrumento, foram utilizados: a) Questionário de auto-estima adaptado e atualizado pelo Dr. Claus D. Stobäus (1982); b) Entrevista do tipo aberta, a fim de obter informações gerais sobre as relações desses atletas com os meios de comunicação de massa (jornal); c) Outra entrevista, do tipo focada, para coletar dados sobre a possível variação do autoconceito dos jogadores a partir das reportagens dos jornais. No que diz respeito ao Autoconceito (auto-imagem e auto-estima), os jogadores profissionais registraram uma diferença entre a primeira e a segunda aplicação do instrumento, que não chegou a ser significativa estatisticamente. Entretanto, em relação às Entrevistas, notou-se, através das respostas, que parecem existir alterações no autoconceito desses jogadores em função das mensagens veiculadas pelos meios de comunicação de massa (jornal). Este trabalho nos leva a crer que é necessário maior volume de pesquisas nesta área. Finalmente, sugere-se maior relação democrática entre os meios de comunicação de massa e os jogadores, em que aqueles tenham bem clara sua necessidade e importância no contexto do futebol, e que também, saibam de sua capacidade de movimentar, direta ou indiretamente, positiva ou negativamente o autoconceito dos jogadores de futebol.

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