Resumo

O objetivo deste estudo consistiu em adaptar e validar para o contexto português a Escala de Autoconceito Académico em Educação Física/Academic Self-Concept in Physical Education Scale (ASCPES – /Marsh, 1990, 1992) dos instrumentos Academic Self Description Questionnaire (ASDQ) I e II). Esta escala foi concebida para medir o autoconceito dos alunos na matéria escolar de Educação Física. É constituída por 6 itens, dispondo cada um deles de seis possibilidades de resposta (de 1 – falso até 6 – verdadeiro). A ASDQ foi administrada a uma amostra de 597 alunos de 14 escolas básicas do 2º e 3º ciclos e secundárias, situadas em zonas urbanas e suburbanas dos distritos de Aveiro, Guarda, Porto e Viseu. Os resultados mostram que, de um modo geral, as características psicométricas da versão portuguesa desta escala são semelhantes às encontradas pelos autores no instrumento original (Marsh, 1990, 1992). Com efeito, constatou-se que a versão portuguesa conservava a mesma estrutura fatorial identificada no estudo original. Os dados sugerem também que o instrumento que adaptámos à realidade portuguesa tem uma consistência interna aceitável.

Acessar