Resumo
Efeitos do autocontrole de conhecimento de resultados (CR) têm sido observados em estudos envolvendo aprendizes adultos jovens. O uso de estratégias eficazes de solicitação de CR e aumento da motivação intrínseca associam-se aos efeitos do autocontrole na aquisição de habilidades motoras. Dos estudos que investigaram o autocontrole de CR em aprendizes idosos, ainda não é possível confirmar os mesmos efeitos na aquisição de habilidades motoras. O objetivo do presente foi investigar os efeitos do autocontrole de CR na aquisição de habilidades motoras, bem como as estratégias de uso de feedback adotadas por idosos de diferentes faixas etárias. Um experimento foi formado com idosos de três faixas etárias distintas, mais jovem (M= 67,17 ±1,6 anos), intermediária (M= 71,83 ±1,55 anos) e mais avançada (M= 76,17 ±1,34 anos). Foi utilizada uma tarefa de posicionamento manual, com sequência e tempo-alvo pré-determinados nas fases de aquisição, retenção e transferência. Em cada faixa etária os participantes foram divididos em dois grupos, segundo a condição de fornecimento de CR: autocontrolada (os participantes tinham liberdade para solicitar CR quando desejassem) e pareada (os participantes recebiam feedback controlado via experimentador, de forma pareada a um sujeito da condição autocontrolada). Em idosos mais jovens, a condição autocontrolada foi superior à condição pareada no teste de retenção. Em idosos de faixa etária intermediária e mais avançada, a condição autocontrolada foi similar à condição pareada nos testes. Em conjunto, os resultados mostraram efeitos do autocontrole de CR apenas na aprendizagem dos idosos mais jovens, bem como os benefícios em utilizar de estratégias baseadas no bom desempenho. O uso de estratégias baseadas tanto no desempenho bom e ruim e em tentativas que o aprendiz não sabe seu resultado foi observado nos idosos de faixa etária intermediária e mais avançada e tais estratégias não parecem promover aprendizagem. A capacidade de processamento de informações é reduzida com o avanço da idade e parece afetar a aprendizagem dos idosos.