Autodeterminação de Adolescentes em Diferentes Estágios de Mudança Para o Exercício Físico
Por Thiago Sousa Matias (Autor), Maick da Silveira Viana (Autor), Fernanda Leal Kretzer (Autor), Alexandro Andrade (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 25, n 2, 2014. Da página 211 a 222
Resumo
Baseado no modelo transteórico e na teoria da autodeterminação, este trabalho tem como objetivo investigar a motivação de adolescentes nos diferentes estágios de mudança de comportamento para o exercício físico. Participaram 662 adolescentes de 14 a 19 anos divididos proporcionalmente nos 12 distritos de Florianópolis/SC/Brasil. Questionários foram utilizados e os dados foram tratados com estatística descritiva e inferencial. Os adolescentes nos diferentes estágios de comportamento apresentam diferentes motivações para a prática de exercício físico. A amotivação é maior nos estágios iniciais de mudança de comportamento para o exercício físico. Os adolescentes que avançam para os estágios ativos do comportamento apresentam motivações mais intrínsecas. Os meninos com comportamentos ativos são significativamente mais autodeterminados que os adolescentes nos estágios de pré-contemplação e contemplação. Considera-se que uma intervenção que promova efetivamente mudança no comportamento frente à prática de exercício físico precise aumentar o nível de motivação intrínseca e de autodeterminação do adolescente