Autoeficácia Discente na Formação Inicial de Estudantes Universitários de Educação Física
Por William das Neves Salles (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor), Júlio Cesar Schmitt Rocha (Autor), Edison Roberto de Souza (Autor).
Em Movimento v. 21, n 4, 2015. Da página 1083 a 1097
Resumo
Analisaram-se as inter-relações da autoeficácia (AE) discente com aspectos da formação inicial de 385 estudantes universitários de Educação Física. Foram aplicadas a Escala de Autoeficácia na Formação Superior e a Escala de Motivação Acadêmica aos estudantes, e os resultados revelaram diferenças significativas na AE discente, considerando-se as variáveis sexo, curso realizado, participação em atividades de pesquisa e extensão, Índice de Aproveitamento Acadêmico e Índice de Autodeterminação. As evidências ressaltam a importância da investigação aprofundada da AE no Ensino Superior, que pode contribuir para o desenvolvimento acadêmico-profissional do estudante e para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação ofertados.