Autoeficácia Docente no Ensino Superior e Qualidade no Ensino em Saúde
Por Ian Hampl Duwe (Autor), Carlos Alexandre Felício Brito (Autor).
Em 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: A tendência para integralidade e ampliação do conceito na área da saúde trouxe consigo uma necessidade de trabalharem de forma multidisciplinar e consequentemente uma formação docente necessária. Sendo assim, é imprescindível a transformação no processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, na capacitação continua deste docente. Contudo, inovações profissionais geram dificuldade de implementações reais e a maneira escolhida para compreender esse fenômeno, em nossa pesquisa foi a partir do mecanismo regulador descrito pela Teoria Social Cognitiva (ênfase na Autoeficácia). Objetivos: i) Compreender as motivações à docência no ensino superior em saúde e ii) Verificar as necessidades de formação na área da saúde a partir da Autoeficácia. Materiais e Métodos: O delineamento da pesquisa foi considerado como estudo observacional, analítico transversal, descritivo e Survey. A amostra foi do tipo intencional, não probabilística, ambos os gêneros, com média de idade de 45,25 anos. Destes, 98% possuem pós-graduação, sendo 46% doutores e 42% mestres. Os docentes lecionavam numa instituição de ensino superior, da região do Grande ABCD. Foi utilizado questionário sociodemográfico para caracterizar o perfil dos participantes em suas dimensões pessoais e acadêmicas. E ainda, utilizamos a Escala de Autoeficácia de Professores (EAD), com indicadores distribuídos em duas dimensões: Intencionalidade da Ação Docente, que avalia a crença em suas capacidades de mediar o ensino e mobilizar os estudantes e Manejo de Classe, que avalia sua crença sobre ser capaz de administrar a sala de aula e engajar seus alunos. Para análise dos resultados foram utilizados testes não paramétricos (Bootstrapping) para uma amostra independente (realizado para uma amostragem de até 1000, conforme defut) e os resultados foram realizados com auxílio do software SPSS. Resultados: Os resultados podem ser visualizados na tabela 1.
Conclusão: A motivação do docente é influenciada significativamente nas duas dimensões analisadas, porém o tempo de docência mostrou-se ser influenciado pela dimensão Manejo de classe. O aumento da crença dos docentes, em suas capacidades e habilidades, poderá beneficiar ambas as dimensões. Portanto, seria oportuno a realização de cursos focados no desenvolvimento da autoeficácia para contribuir na atuação destes profissionais na área da saúde