Autoeficácia Docente, Satisfação e Disposição Para Continuar na Docência Por Professores de Educação Física
Por Roberto Tadeu Iaochite (Autor), Roberta Gurgel Azzi (Autor), Soely Aparecida Jorge Polydoro (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 33, n 4, 2011. Da página 825 a 839
Resumo
Este estudo objetivou identificar e analisar a autoeficácia docente (AED) de professores de educação física e sua relação com nível de satisfação pessoal e de disposição em continuar na atividade de ensino. Participaram 220 professores de escolas públicas e privadas da região de Campinas e do Vale do Paraíba, SP. Foi utilizado uma escala de autoeficácia docente e um questionário de caracterização. A AED foi elevada, sendo que a Eficácia do manejo da classe mostrou-se significativamente inferior quando os professores apresentavam níveis baixos ou médios de satisfação ou de disposição. Nota-se que, apesar da tendência positiva na percepção do professor, a promoção da AED se mostra relevante, especialmente quando é discutido seu papel na prevenção ou intervenção frente à saúde do professor.