Autonomia, Educação Física e Conhecimento
Por Vinícius da Silva Gama (Autor), Bruno Pinto de Sousa (Autor), Roberto Martins Costa (Autor), Renato Sarti dos Santos (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
O Ensino Médio é uma etapa da Educação Básica, que tem no desenvolvimento da autonomia do educando uma grande orientação. O presente trabalho busca a apresentação de uma experiência metodológica construída em duas escolas estaduais de ensino noturno com a disciplina Educação Física, baseada na valorização da autonomia do educando e da construção de conhecimento. A Lei de Diretrizes e Bases, de 1996, em seu artigo 35, destaca as finalidades do ensino médio, onde é dedicado um inciso para “... a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico”. A matriz educacional atual tem valorizado o trabalho mais focado na transmissão de conhecimento, externado seu compromisso com o desempenho em exames externos a unidade escolar (ENEM, vestibulares, etc), ignorando a responsabilidade de segmento final da Educação Básica em promover espaços de desenvolvimento do pensamento autônomo e crítico. Como incluir a autonomia no debate metodológico no ensino de Educação Física no ensino noturno? Ainda, parece um questionamento latente na área.