Autonomia e Educação Física: Uma Perspectiva à Luz do Ideário da Promoção da Saúde.
Por Arestides Pereira da Silva Júnior (Autor), Ana Lúcia Lago Nakamura (Autor), João Carlos Nogueira Louzada (Autor), Marília Velardi (Autor).
Em Conexões v. 4, n 1, 2006. Da página 15 a 33
Resumo
O termo autonomia tem sido freqüentemente utilizado na Educação Física de maneira funcional, restringindo seu conceito à operacionalização das ações motoras ou cognitivas que um indivíduo é capaz de realizar de maneira independente. Assim, a autonomia é considerada como sinônimo de independência física e cognitiva e reduzida ao sentido de funcionalidade independente. Desta forma, o propósito do presente trabalho é iniciar discussões e reflexões que incitem a busca de referencial teórico que traga suporte à criação de relações entre Educação Física e o ideário da Promoção da Saúde considerando a autonomia como questão central destas duas áreas. As conclusões dos autores apontam que a autonomia expressa no Ideário da Promoção da Saúde, compreendida especialmente à luz do pensamento filosófico, terá implicações na prática em Educação Física, na busca de meios que nos conduzam ao estímulo da autonomia das pessoas. Palavras-Chave: Autonomia, Educação Física; Promoção da saúde.