Autopercepção de Competência Pedagógica de Professores de Educação Física no Ensino Inclusivo
Por Valmor Ramos (Autor), Vinicius Zeilmann Brasil (Autor), Ciro Goda (Autor), Thais Emanuell Dasilva Barros (Autor), Jorge Both (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 21, n 2, 2013. Da página 123 a 134
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a Autopercepção de competência pedagógica de 33 professores, da rede municipal de ensino de Florianópolis, frente ao ensino inclusivo nas aulas de Educação Física regular. Utilizou-se, como instrumento, um questionário composto por 46 questões, para obter dados biográficos e da Autopercepção de competência profissional em Educação Física. Os dados foram tratados com estatística descritiva e inferencial, teste “t” de Student e Qui-quadrado. Verificou-se que os professores perceberam-se menos competentes ao nível das dimensões Conhecimentos do que das dimensões Habilidades e que a experiência de intervenção com alunos com deficiência não interferiu no nível de autopercepção de competência profissional.