Autopercepção de Competências Profissionais de Professores de Educação Física Iniciantes e Experientes
Por José Henriquea (Autor), Janaína da Silva Ferreirab (Autor), Carlos Januárioc (Autor), Samuel de Souza Netod (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 40, n 4, 2018. Da página 388 a 396
Resumo
A competência profissional representa a capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para responder às demandas da situação de trabalho. O objetivo da pesquisa foi descrever e comparar a autopercepção de competências de professores de educação física. O modelo do estudo foi quantitativo, de caráter descritivo e comparativo. A amostra foi constituída de 30 professores experientes e 32 iniciantes. Os dados foram coletados através de questionário e analisados por meio da estatística descritiva e inferencial. A autopercepção dos professores experientes e iniciantes se diferenciou significativamente em seis das nove áreas de conhecimento relativas ao ensino. A experiência foi uma variável discriminativa das diferenças encontradas.