Autores

Parte de Praticas Corporais: experiências em Educação Física para uma formação humana . páginas 211

Resumo

Albertina Bonetti, natural de Urussanga/ SC; licenciada em Educação Física. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina; atualmente cursa o Doutorado em Enfermagem, Área de Concentração: Filosofia, Saúde e Sociedade, na Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Professora do Centro de Desportos-CDS/UFSC; Membro do Núcleo de Estudos Pedagógicos em Educação Física-NEPEF/UFSC. Tem publicações em eventos científicos da área, principalmente, nas linhas de pesquisa da Educação Física escolar e Saúde.

Ana Márcia Silva, natural de Florianópolis/SC; licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina; Especialista em Educação e Reeducação Psicomotora pela UDESC; Mestre em Educação pela UFSC; Doutora em Ciências Humanas pela UFSC. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFSC, autora de vários artigos e livros, entre eles Corpo, Ciência e Mercado, pela Autores Associados-
Editora da UFSC (2001).

Ana Maria Alonso Krischke, natural de Santiago/Chile; licenciada em Educação Física pela UFSC; especialista em Educação Física Escolar pela UFSC. Atualmente atua como professora de dança em comunidades e fundações culturais na cidade de Florianópolis. Desenvolve estudos e pesquisas na área da dança, com destaque à importância do lúdico na dança.

Ana Paula Salles da Silva, natural de Joaçaba/SC; licenciada em Educação Física; especialista em Ontologia e Linguagem e, atualmente, mestranda em Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Membro do Núcleo de Estudos Pedagógicos em Educação Física-NEPEF/UFSC e com estudos na áreas de Educação Física Escolar, Lazer e Educação Especial.

Astrid Baecker Ávila, natural de SantaMaria/RS; licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria; mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC; atualmente cursa o doutorado em Educação, nessa última Instituição; é professora no Departamento de Educação Física-SBL /UFPR e é membro do NUPESC e do Grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação. Tem publicações em eventos científicos da área, principalmente, nas linhas de pesquisa formação profissional e Educação Física e movimentos sociais.

Bruno Emmanuel Santana da Silva,natural de Recife/PE, membro do Grupo de Capoeira Chapéu de Couro. Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestrando em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro fundador do Grupo de Estudos de Capoeira do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.

Carlos Luiz Cardoso, natural de Taió/SC; licenciado em Educação Física pela FURB/Blumenau; mestre em Educação Física, na área da Ciência do Movimento Humano pela UFSM/RS, desde 91 é professor do Departamento de Educação Física dos cursos graduação e especialização do CDS/ UFSC/SC, bem como integrante do Núcleo de Estudos Pedagógicos em Educação Física - NEPEF /UFSC. Na área pedagógica dedica-se à "Concepção Aberta às Experiências" no ensino da Educação Física e cientificamente tem se dedicado à compreensão do fenômeno "multidimensionalidades no aprender e ensinar" bem como ao fenômeno da "corporeidade/comunicação/expressão" no "semovimentar" do ser humano.

Cristiane Ker de Melo, nascida em Manhumirim-MG, sob o signo de Libra. É Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa-MG, cursou Mestrado em Educação Física com área de concentração em Estudos do Lazer na Universidade Estadual de Campinas - SP. Atualmente, é professora do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina, onde coordena projetos de extensão e pesquisa no âmbito das práticas corporais, da cultura lúdica na infância e da formação continuada de professores. Membro do Núcleo de Estudos Pedagógicos da Educação Física –NEPEF e da Secretaria Estadual do CBCE/SC.

Éden Silva Pereti, educador, fotógrafo, andarilho e palhaço. Licenciado pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestre em Educação Física junto ao Centro de Desportos da Universidade Federalde Santa Catarina (CDS/UFSC). Desenvolveu diversos trabalhos em prefeituras e Organizações Não-Governamentais (ONG´s), onde pôde contribuir através de consultorias e práticas educativas nas áreas de lazer, artes corporais, formação docente e organização comunitária, em diferentes cidades dos estados de São Paulo, Amazonas e Santa Catarina.

Edgar Atílio Fontanela, natural de São Lourenço do Oeste/SC. Atualmente cursa Engenharia de Produção Mecânica na UFSC e é praticante de Karatê-Do há 15 anos.

Elenor Kunz, Doutor e Pós-Doutor pelo Instituto de Ciências do Esporte da Universitat Hannover, U.H., Alemanha. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES. Professor titular do Centro de  Desportos e Coordenador do NEPEF/UFSC

Elisa Abrão, natural de Porto União/SC; licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná-UFPR; especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC; atualmente cursa o mestrado em Educação Física, na Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Tem publicações em eventos científicos da área, que envolvem principalmente temáticas sobre Dança.

Fabiana Cristina Turelli, natural de Xanxerê/SC; atualmente cursa licenciatura em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina (7ª fase); é bolsista PET (Programa de Educação Tutorial) do grupo EF/UFSC; membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC). Tem publicações em eventos científicos da área, principalmente, nas linhas de pesquisa relacionadas ao Corpo.

Humberto Luís de Deus Inácio, naturalde São Francisco do Sul/SC. Licenciado em Educação Física; mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC; atualmente cursa o doutorado em Sociologia Política, também na UFSC; é professor no Departamento de Educação Física da UFPR e membro do Núcleo de Pesquisas Sócio-Culturais em Educação Física-NUPESC/UFPR. Tem publicações em livros e eventos científicos da área, principalmente, nas linhas de pesquisa em Lazer, Esporte e Sociedade.

Iara Regina Damiani, natural de Florianópolis/ SC; licenciada em Educação Física; Mestrado em Educação Física/UFSM; Doutoranda em História/CFH-UFSC; professora aposentada CDS /UFSC; membro do Núcleo de Estudos Pedagógicos em Educação Física-NEPEF/UFSC. Tem publicações em eventos científicos da área, principalmente, nas linhas de pesquisa da Educação Física escolar e Formação Profissional.

José Luiz Cirqueira Falcão, licenciado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (1982). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004). Mestre de Capoeira do Grupo Beribazu. Autor do Livro "A Escolarização da Capoeira". Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Grupo de Estudos da Capoeira (GECA) e do Núcleo de Estudos Pedagógicos em Educação Física (NEPEF), Sócio Pesquisador do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.

Lana Gomes Pereira, natural de Goiânia/GO; licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Goiás/GO; especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC; atualmente cursa o mestrado em Educação Física, na Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Tem publicações em eventos científicos da área, que envolvem principalmente temáticas sobre Cinema e Educação do corpo.

Leandro de Oliveira Acordi, licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Sócio Efetivo do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Integrante da Associação Cultural de Capoeira Angola Ilha de Palmares.

Luciana Fiamoncini, natural de Rio do Sul/SC; licenciada em Educação Física; mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC; é professora no Centro de Desportos-CDS/UFSC e é membro do Núcleo de EstudosPedagógicos em Educação Física-NEPEF/UFSC. Tem publicações em revistas e eventos científicos sobre Dança e, também, pesquisas na linha da Educação Física escolar.

Maria Dênis Schneider, natural de Tubarão (SC), licenciada em Educação Física pela UDESC, especialista em Educação Física pela UFSC e mestre em Educação Física, também pela UFSC. Foi professora de Educação Física na rede estadual de ensino de SC, e atualmente trabalha no Projeto Práticas Corporais na Maturidade na UFSC.

Maria do Carmo Saraiva, natural de Santo Ângelo/RS; licenciada em Educação Física e Letras; mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC; doutora em Motricidade Humana – especialidade Dança, pela Universidade Técnica de Lisboa; professora do Departamentode Educação Física/CDS/UFSC; membro do Núcleo de Estudos Pedagógicos em Educação Física - NEPEF/UFSC. Tem livros e artigos publicados nas linhas de pesquisa de Gênero, Co-educação e Dança.

Melina Garcia Alarcon, natural de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul; licenciada em Educação Física pela UFSC; participação em estágio junto a algumas escolas do assentamento do MST, na cidade de Friburgo/SC. Atualmente atuo como professora de uma Ong, chamada "Aplysia Grupo de Dança", que desenvolve oficinas de formação em dança em comunidades carentes.

Patrícia Athaídes Liesenfield, natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul; licenciada em Educação Física pelo IPA/RS. Atualmente atua como professora da Rede de Ensino do Município de Florianópolis. Desenvolveu estudos na área da Educação.

Patrícia Daniele Lima de Oliveira, natural de Florianópolis/SC; licenciada em Educação Física (UDESC) e Bacharel em Serviço Social (UFSC); com especialização em Dança Cênica e Educação Fisica Escolar. Atualmente cursa o mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina –UFSC. Foi professora do ensino fundamental e atualmente é Assistente Social no município de Itapema.

Priscilla de Cesaro Antunes, natural de Chapecó/SC; licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Durante a graduação participou de atividades de ensino, como monitora de uma disciplina (DEF/UFSC); de extensão, sendo bolsista de três projetos oferecidos para a comunidade (CDS/UFSC) e de pesquisa, como bolsista CNPq do Núcleo de Cineantropometria e Desempenho Humano (NUCIDH /UFSC). Têm publicações na área, principalmente, nas linhas de pesquisa da Educação Física escolar, Antropometria e estudos sobre o corpo.

Ricardo Walter Lautert, natural de Francisco Beltrão/PR; licenciado em EducaçãoFísica pela UFSC; professor na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina; durante 15 anos foi praticantem de Karatê-Do.

Verónica Alejandra Bergero, natural de Córdoba – Argentina; Graduada em Educação Física no “Instituto del Profesorado em Educação Física” IPEF – Cba. Arg. Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atualmente cursa o mestrado em Educação Física no CDS – UFSC: linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica e atua como professora substituta na disciplina Prática de Ensino da Educação Física no CED – UFSC.