Autores

Parte de Sistema de Monitoramento & Avaliação dos Programas Esporte e Lazer da Cidade e Segundo Tempo do Ministério do Esporte . páginas 183

Resumo

Eustáquia Salvadora de Sousa
Coordenadora do Curso de Graduação em Educação Física e do Centro de Estudos em Educação Física Esporte de Lazer da PUC Minas (CEEFEL). Licenciada em Educação Física, (UFMG); Mestre em Educação Física, (UFSM); Doutora em Educação (Unicamp). Foi professora da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, do CEFET-MG . Foi professora e Vice Diretora da Faculdade de Educação da UFMG. Orientou dissertações e teses na área da Educação Física e Educação. Publicou capítulos de livro, artigos em periódicos e anais de eventos científicos. Foi Diretora Científica do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Consultora em Políticas Educacionais do Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais e de escolas da rede particular de ensino de Belo Horizonte. Membro da Comissão Editorial de revistas científicas da área de Educação Física. Exerceu a presidência da Comissão de Especialistas em Educação Física da SESU/MEC.
http://lattes.cnpq.br/8103018424992407

Vânia Noronha (Vânia de Fátima Noronha Alves)
Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Especialista em Lazer e em Educação Física Escolar. Professora no curso de graduação em Educação Física da PUC Minas. Professora em cursos de especialização em Lazer e Educação Física Escolar. Pesquisadora da Rede CEDES e coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Esportee Lazer do Curso de Graduação em Educação Física da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (CEEFEL). Consultora em Educação Física e Lazer. Pareceristas em revistas científicas da Educação Física. Publicações sobre temas da educação física, lazer, cultura negra e indígena, políticas educacionais e públicas, dentre outros.
http://lattes.cnpq.br/8204363161954095

Carla Andréa Ribeiro
Graduada em Psicologia e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é analista de políticas públicas – psicóloga – da Gerência de Informação, Monitoramento e Avaliação da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social de Belo Horizonte. Tem experiência em: M&A, políticas públicas, com ênfase na assistência social, esporte e lazer, projetos de informatização e gestão pública e da informação. Estuda e ministra aulas: uso social da informação, cidadania e informação, M&A, planejamento, políticas públicas: para segmentos/setores; saúde; assistência social; informação, sistema de informação e desenvolvimento gerencial.
http://lattes.cnpq.br/4131986677138116

Daniel Marangon Duffles Teixeira
Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e em Administração e Marketing do Esporte e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor dos cursos de licenciatura e de bacharelado em Educação Física, disciplinas “Voleibol”, “Gestão do Esporte e do Lazer” e “Gestão da Educação Física Escolar”. Coordenou o Complexo Esportivo da PUC Minas entre 2003 e 2010. Atualmente, é membro do Colegiado de Coordenação Didática dos cursos e da Câmara do Departamento de Educação Física, além de coordenar o curso de pós-graduação Latu Sensu “Especialização em Gestão de Organizações de Esporte e de Lazer”, o Sistema de Qualificação de Treinadores do Futebol Brasileiro PUC Minas/CBF e o Núcleo de Esportes do Projeto Espaço Criança Esperança de Belo Horizonte.
http://lattes.cnpq.br/5597842915559183

Duval Magalhães Fernandes
Graduação em Ciências econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975). Especialização em Demographie pela Universite Catholique de Louvain (1982). Especialização em Stage de Formation em Demographie Histor pela Ècole dês Hautes Ètudes em Sciences Sociales (1981). Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977). Doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e Pós-Doutorado pelo Instituto Universitário de Investigácion Ortega Y Gasset (2007). Atualmente é professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor visitante da Universidade Peruana Cayetano Heredia.
http://lattes.cnpq.br/5695745490223689

Maria Aparecida Dias Venâncio
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, linha de pesquisa Políticas Educacionais. Especialista em Lazer e Promoção da Saúde nas Empresas. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais desde 1992. Atualmente compõe a equipe de gestão do Complexo Esportivo e é assistente do Centro de Estudos em Educação Física Esporte de Lazer da PUC Minas (CEEFEL). Atua como consultora técnica do Programa Lazer Ativo – SESI, Departamento Nacional, e no Programa Minas Olímpica – Saúde na Praça da Secretaria Estadual do Esporte e da Juventude de Minas Gerais. Tem experiência na Gestão de Projetos e Pesquisa na área de Lazer, Esportes e Promoção da Saúde nas empresas. Atua também na formação continuada de professores e bacharéis em Educação Física, Lazer e Esportes.
http://lattes.cnpq.br/6396099033748658