Avaliação antropométrica, nível de atividade física e autopercepção da imagem corporal de mulheres praticantes de pole dance
Por Lara Ribeiro Da Trindade (Autor), Franassis Barbosa De Oliveira (Autor), Thais Inácio Rolim Póvoa (Autor), Lilian Fernanda Pacheco Moreira De Souza (Autor), Saymon Borges Rodrigues (Autor).
Em 47º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
O Pole Dance caracteriza se por ser uma prática completa de bem-estar e condicionamento físico tendo sido, recentemente, reconhecido como esporte. O objetivo dessa pesquisa foi traçar o perfil antropométrico, o nível de atividade física e o grau de satisfação da imagem corporal de mulheres praticantes de Pole Dance. Trata-se de uma pesquisa observacional e de análise qualitativa. Vinte e duas mulheres praticantes de Pole Dance de uma academia da cidade de Goiânia – GO participaram do presente estudo. Elas receberam um link pelo WhatsApp® onde tiveram acesso: a) Questionário para caracterização da amostra; b) Questionário Internacional de AF – IPAQ e c) Escala de silhuetas para que a participante respondesse o quão satisfeita está em relação a sua imagem corporal e também escolhesse qual imagem era a sua desejada. Os dados obtidos estão apresentados como média e desvio-padrão da média. Participaram da pesquisa mulheres com idade média de 26,24 ± 5,97 anos. O peso e a altura média das participantes foi 58,46 ± 10,57 e 1,62 ± 0,05, respectivamente. O IMC médio das participantes foi classificado como normal, 22,34 ± 4,51 (eutrófico). Das 22 participantes, 82,0% se autodeclararam muito ativas, 9% como ativas e 4,5% como sedentárias e também 4,5% como insuficentemente ativas de acordo com a classificação do IPAQ. Em relação a autopercepção e satisfação com a imagem corporal, oito (36,4%) das participantes estão satisfeitas com a sua imagem corporal. Sete (31,8%) expressaram o desejo de aumentarem o peso corporal e sete (31,8%) participantes desejam reduzir o peso corporal. Pode-se concluir a partir dos resultados obtidos que o IMC classificado como normal, indica que essas mulheres estão com uma boa composição corporal e isso reitera o resultado já que a maioria se declarou muito ativa e também satisfeita com a sua imagem corporal.