Resumo

Acreditamos que a significação da educação física dentro do currículo escolar, perpassa por um entendimento mais elaborado e planejado da avaliação de seu ensino, sendo esta tomada como um processo contínuo de verificação, tanto para os alunos, quanto para professores. O seu desmerecimento por parte das escolas possui, em seu bojo, a defeituosa avaliação realizada pelos professores dos objetivos de aprendizagem propostos. Em período de prática de ensino e estágio supervisionado, realizado em escola do município do Recife-PE, procurou-se efetuar observações de aulas, documentadas através de relatórios de campo, bem como a regência através da utilização de variados métodos de ensino, ora centrados no treinamento das modalidades esportivas, ora organizados através de métodos criativos de ensino. Constatamos, ao final, que todo o processo de surgimento e ascensão da disciplina dentro da escola trouxe, para a atual prática dos professores, metodologias centradas nos desportos e no tecnicismo prático do “fazer por fazer”. Propomos, então, a utilização de avaliações igualmente práticas, porém, voltadas à produção do conhecimento através de métodos criativos de ensino da educação física, focando a práxis da disciplina e, conseqüentemente, o “pensar a prática”.

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