Avaliação da Aprendizagem do Handebol Por Jovens Entre 11 e 14 Anos a Partir do Método Situacional
Por Giuliano Salera Ricci (Autor), Heloisa Helena Baldy dos Reis (Autor), Rafael Pombo Menezes (Autor), Clodoaldo José Dechechi (Autor), Cintia Ramari (Autor).
Resumo
O ensino a partir do método situacional não tem como objetivo a maestria técnica e sim o entendimento da tática do jogo coletivo, fazendo com que os jogadores se habituem às situações-problema, percebam que há diversas formas de solucioná-las e selecionem a resposta mais adequada. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar as influências do método situacional no ensino das capacidades técnicas e táticas do handebol utilizando-se dos testes propostos em Greco (1995) e também a partir dos níveis de jogo propostos por Garganta (1995). Após a aplicação de um programa de ensino-aprendizagem-treinamento de 32 sessões, observou-se uma melhoria da capacidade tática dos jogadores e a manutenção de sua capacidade técnica, o que demonstra a eficácia do método para o aprendizado tático do jogo.