Avaliação Cognitiva em Larga Escala dos Conteúdos da Educação Física Escolar
Por José Airton de Freitas Pontes Junior (Autor), Nicolino Trompieri Filho (Autor), Leandro Silva Almeida (Autor).
Em Bordón. Revista de Pedagogia v. 66, n 3, 2014. Da página 9 a 25
Resumo
A Educação Física na escola possibilita a contextualização das práticas corporais com temas relacionados com objetivos de aprendizagem discente nos aspectos físico-desportivos, socioafetivos e cognitivos. No entanto, para este último aspeto há carência de uma matriz de referência para uma avaliação de índole cognitiva em larga escala que possibilite identificar os conhecimentos dos alunos em relação aos conteúdos da disciplina de Educação Física. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo desenvolver e validar uma matriz de referência para avaliação cognitiva em larga escala dos conteúdos da Educação Física na escola. MÉTODO. A matriz foi elaborada com base nos objetivos de aprendizagem dos Parâmetros Curriculares da Educação Física para o Ensino Fundamental. Participaram neste estudo 232 professores e investigadores de Educação Física no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) das 5 regiões do Brasil, sendo 57.3% mestres e doutores e 42.7% graduados e especialistas. Recorreu-se ao uso de um questionário com 38 itens num formato de resposta tipo likert. RESULTADOS. Realizámos a análise fatorial exploratória e os resultados indicam que três fatores foram extraídos, a saber: 1) Dimensão Sociocultural das Práticas Corporais; 2) Dimensão Biológico-Funcional da Atividade Física; e 3) Dimensão Técnico-Competitiva dos Desportos. A amostra foi adequada ao estudo (KMO = 0.923, χ² = 7644.440, gl = 703, p ≤ 0.001), obteve satisfatória variância total explicada (57.2%) e a consistência interna dos itens nestas três dimensões situou-se acima de 0.90, atestando a precisão dos resultados. DISCUSSÃO. Consideramos que a matriz de referencia é adequada para fornecer aos professores e investigadores indicativos de dimensões dos conteúdos da Educação Física no Ensino Fundamental, que podem ser avaliados cognitivamente em larga escala.