Avaliação Colaborativa Para Melhorar a Motivação, a Competência e a Confiança de Estudantes da Licenciatura no Ensino de Ciências
Por Dawn Laura Garbett (Autor).
Em Revista de Educação Física, Saúde e Esporte - REFISE v. 3, n 1, 2020.
Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida como um projeto de pesquisa-ação participativa. A pesquisa-ação é uma abordagem que permite aos(às) professors(as) estudar suas próprias práticas pedagógicas e conduzir uma investigação de forma sistemática. Este artigo relata a implementação de um teste de domínio de conceitos de ciências, avaliado de forma colaborativa, e o impacto que teve no ensino e na aprendizagem de alunos(as)-professores(as) em um curso de curta duração em formação científica. O curso fazia parte de um programa de Diploma de Graduação em Ensino (Licenciatura) de um ano, já que os(as) professores(as) das escolas primárias da Nova Zelândia são generalistas. Seu ensino atinge uma ampla gama de assuntos para alunos(as) de 5 a 12 anos de idade. As estratégias de aprendizagem colaborativa beneficiam os(as) alunos(as) educacionalmente ao direcionar a influência do grupo de pares para se concentrar em questões intelectuais e substantivas. Os(as) alunos(as) desempenham um papel muito mais ativo na construção do conhecimento, primeiro nos pequenos grupos de especialistas de apoio, que mais tarde são colocados em prática em um grupo de conhecimento (comunidade de saberes) mais ampliado. Essa perspectiva sociocultural de aprendizagem posiciona os sujeitos como participantes ativos em um processo de transformação de sua compreensão em colaboração com outros sujeitos, em vez de adquirir conhecimentos e habilidades como propriedade ou ponto final de um indivíduo.
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