Avaliação e Comparação das Respostas da Percepção Subjetiva de Esforço e Concentração de Lactato em Uma Competição Oficial de Karate
Por Vinicius Milanez (Autor), Manoel Lima (Autor), Luiz Augusto Buoro Perandini (Autor), Cassio Gonçalves (Autor), Emerson Franchini (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 22, n 1, 2011.
Resumo
Diversos indicadores fisiológicos podem ser usados para estimar a intensidade do esforço, tais como frequência cardíaca (FC), consumo de oxigênio (VO2), concentração de lactato ([Lac]) e percepção subjetiva de esforço (PSE). O objetivo do estudo foi avaliar e comparar as respostas da PSE e da [Lac] em uma competição oficial de caratê. Sete atletas participaram de uma competição interestadual, na qual foram mensuradas as variáveis [Lac] e a PSE mediante duas escalas, Borg 6-20 (PSE6-20) e CR-10 (PSECR-10), para estimar a intensidade do esforço. Os valores médios ± desvios padrão encontrados foram: pico de [Lac] = 7,6 ± 1,4 mM, PSE6-20 = 12 ± 3 e PSECR-10 = 3 ± 1. Foram encontradas correlação forte entre PSECR-10 e [Lac]pico (r = 0,82) e correlação moderada entre PSE6-20 e [Lac]pico (r = 0,62). Com base nos resultados observou-se que ambas as escalas apresentadas em momentos diferentes, podem ser aplicadas de maneira eficiente para mensurar o esforço realizado por caratecas durante a competição.