Avaliação do Controle Postural e do Equilíbrio em Crianças com Deficiência Auditiva
Por Aneliza Maria Monteiro de Sousa (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 21, n 1, 2010.
Resumo
Este estudo objetivou: 1)descrever o comportamento do deslocamento do centro de pressão (COP) quanto ao equilíbrio postural em crianças com perda auditiva neurossensorial e comparar os valores médios encontrados com os dos ouvintes; 2) comparar o equilíbrio corporal em relação ao gênero e à idade nos grupos; e 3) investigar o comportamento da visão e da base de suporte na postura ereta. Trata-se de um estudo transversal, no qual foram avaliadas quarenta crianças, distribuídas igualmente em dois grupos, denominados, respectivamente, grupo de estudo (GE) com idade média de 8,8 ± 1,2 anos e grupo controle (GC) com idade média de 9,3 ±1,0 anos. Para tratamento dos dados foram utilizados a estatística de inferência ANOVA e o teste Kruskal-Wallis. Os resultados mostraram que o grupo de crianças com surdez apresentou maior instabilidade na posição ortostática, quando comparado ao GC. Conclui-se que as crianças com perda auditiva neurossensorial apresentaram um déficit de organização sensorial que justifica intervenções futuras.