Resumo
O estudo teve por objetivo geral avaliar o crescimento físico e a maturação somática de crianças e adolescentes da Rede de Ensino Fundamental de Campinas. Os objetivos específicos foram: a) comparar o crescimento físico com a referência internacional do CDC-2012 e construir os valores referenciais para as crianças e adolescentes; e b) validar a técnica de predição da maturação somática (Mirwald) e desenvolver uma equação para determinar o Pico de velocidade de crescimento de forma transversal. Metodologia: Foi realizado um estudo descritivo transversal. A amostra foi constituída por 6531 indivíduos, sendo selecionados de forma probabilística (estratificado) 3315 meninos e 3216 meninas entre 6 a 17 anos de idade (IC=95%). Foram avaliadas as variáveis de idade decimal, peso corporal, estatura e estatura tronco-cefálica. Calculou-se o Índice de Massa Corporal (IMC) e Pico de velocidade de crescimento (anos de velocidade) para ambos os sexos. O tratamento estatístico utilizado consistiu em analisar a média, desvio padrão, rango, coeficiente de Pearson (r), regressão múltipla (R2), Plotagem de Bland-Altman, Teste t, com um nível significante de 5%, e para construir as curvas utilizou-se o método LMS. Resultados: Em relação ao crescimento físico os meninos de Campinas apresentam menor peso e estatura em relação aos da referência (9-17 anos), estatura (7-14 anos) e IMC (11-17 anos) (p<0,05). Quanto à maturação somática, observaram-se altos valores de correlação entre idade e as variáveis antropométricas em meninos (r=0,56-0,96) e meninas (r=0,57-0,98). Na validação interna e externa não houve diferenças significantes (p>0,05) e verificou-se aceitável concordância entre o critério e as equações desenvolvidas para os escolares de ambos os sexos. Conclusões: O estudo constatou que os valores absolutos de peso, estatura e IMC das crianças de Campinas são substancialmente inferiores quando comparados com a referência CDC-2012, e que, a equação do Pico de Velocidade de Crescimento é válida para determinar a maturação somática (Mirwald) dos escolares de Campinas. Para avaliar a trajetória do crescimento físico, os resultados sugerem o uso de padrões regionais, e quanto à maturação somática, pode-se utilizar tanto a equação do Mirwald, quanto, as equações desenvolvidas no presente estudo.