Resumo

O objetivo do presente estudo consiste em avaliar o Curso de Licenciatura em Educação Física da UFJF, segundo a percepção dos egressos do Curso. Caracteriza-se como uma avaliação educacional para a qual foi elaborado um questionário, que constou de três seções, cinqüenta e oito itens, agrupados em categorias de avaliação, a saber: Currículo - Instalações Físicas e Recursos Materiais - Corpo Docente. Após a validação e a pré-testagem, o questionário foi aplicado, sendo suas informações tratadas através da Estatística Descritiva e apresentadas em tabelas que revelam a percepção dos egressos sobre as referidas categorias de avaliação do Curso em questão. Nos resultados, são identificados como pontos fortes: a qualificação para o ensino de Desportos obtida pelos egressos: a ênfase dada, no Curso, ao ensino de Desportos; a expectativa dos egressos e a necessidade da sociedade de que o Curso se volte mais para o preparo dos professores para atender ao processo educacional escolar; a relevância da maioria das disciplinas para a formação do professor de Educação Física, e a integração das disciplinas da área biológica e específica. Como pontos fracos, são identificados: o enfoque teórico-prático dado às disciplinas; a forma de avaliação utilizada; a quantidade e a qualidade das instalações e recursos de ensino e, ainda, quase todos os indicadores da categoria corpo docente. Os resultados remetem a conclusões que confirmam o descompasso existente entre a formação profissional, o processo educacional e a demanda de setores da sociedade.

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