Resumo

Avaliar e ser avaliado é algo constante, até mesmo no nosso dia a dia. No campo educacional a avaliação escolar vem sendo bastante estudada e várias discussões acumuladas. Trazendo esse tema para o componente curricular Educação Física, aparece grande debate no que se refere às explicações teóricas e em seu uso no processo de ensino-aprendizagem. A partir disso, tivemos a seguinte problemática: como ocorrem as avaliações em aulas de Educação Física de professores da Rede de Ensino do Estado de Pernambuco? Tivemos como objetivo, analisar práticas avaliativas experimentadas por professores de Educação Física da Rede de Ensino do Estado de Pernambuco. Metodologicamente realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo e para a coleta dos dados de campo, utilizamos questionário online e entrevista semiestruturada com professores das Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) pertencentes a Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte do Estado de Pernambuco, como também o estudo bibliográfico e documental. E para o tratamento dos dados encontrados usamos a análise de conteúdo categorial por temática. A partir da análise dos dados, consideramos que avaliar a aprendizagem dos estudantes no componente curricular Educação Física, ainda é algo complexo. Identificamos que, mesmo que por vezes os professores compreendam a avaliação direcionada a mensuração, os mesmos entendem sua importância e necessidade na prática pedagógica, compreendendo que esta deve acontecer de forma contínua durante todo processo de ensino-aprendizagem, trabalhando a interação docente junto ao estudante, adequando as realidades e particularidades de cada turma, cada estudante, visando uma formação integral. Assim sendo, notamos avanços em suas concepções/conceitos, objetivos e formas, como também sua importância em considerar o processo de aprendizagem do estudante de forma integral, pois para sua efetivação, se faz necessário que os docentes tenham consciência de uma avaliação formativa, buscando ir além de atribuição meramente de notas.

Acessar