Resumo

A discussão sobre a avaliação nas aulas de Educação Física na escola tem sido objeto de estudo de pesquisadores e acadêmicos que buscam qualificar o processo de ensino-aprendizagem na atuação docente na Educação Básica. Questões com enfoque em denunciar a existência de práticas avaliativas tradicionalistas, sugestões de critérios de avaliação externamente orientados, métodos ou instrumentos avaliativos descontextualizados, entre outros, têm se constituído como principais temas abordados nas discussões teóricas acerca da avaliação educacional. A fim de contribuir e situar os pesquisadores da área da Educação Física, tomamos a iniciativa de mostrar um panorama de publicações sobre o tema avaliação na Educação Física escolar. O presente estudo analisou a quantidade de publicações referentes ao tema avaliação nas aulas de Educação Física do Grupo de Trabalho Temático (GTT 05 – Escola), no Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte (Conbrace), nos últimos 10 anos (período de 2011 e 2021). Para isso, foram acessados os textos publicados nos Anais do Conbrace por meio da página virtual do referido congresso. Após o levantamento realizado, foram encontrados disponíveis um total de 1.053 trabalhos publicados no GTT Escola entre 2011 e 2021, sendo apenas 14 referentes ao tema avaliação, o que representa 1,33% de toda a produção científica apresentada no período. Os resultados mostram que no ano de 2011 (XVII Conbrace) foram apresentados 69 trabalhos, sendo um com o tema avaliação (0,15% do total). No ano de 2013 (XVIII Conbrace) foram apresentados 128 trabalhos, sendo dois com o tema avaliação (0,16% do total). No ano de 2015 (XIX Conbrace) foram apresentados 169 trabalhos, sendo três com o tema avaliação (0,18% do total). No ano de 2017 (XX Conbrace) foram apresentados 188 trabalhos, sendo dois com o tema avaliação (0,11% do total). No ano de 2019 (XXI Conbrace) foram apresentados 341, sendo quatro com o tema avaliação (0,12% do total). No ano de 2021 (XXII Conbrace) foram apresentados 158 trabalhos, sendo dois com o tema avaliação (0,13% do total). Nesse intervalo de 10 anos, foram seis edições do Conbrace e concluímos que a cada 75 trabalhos apresentados, somente um corresponde ao tema avaliação no GTT 05 (Escola). Ante o exposto, identificamos a necessidade de ampliação de pesquisas com foco nas questões que perpassam as discussões teóricas e práticas sobre avaliação no âmbito de Educação Física escolar como forma de superarmos esse quadro de incipiência do debate acadêmico e dos desafios crônicos que tange a relação da Educação Física escolar e a avaliação.

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