Resumo

Avaliar a Aptidão Física (ApF) é prioritário na infância por forma a monitorizar dados relevantes que podem ser usados para melhorar a intervenção letiva de Educação Física que se preconiza no 1º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo deste estudo foi analisar o nível de aptidão física de criança do 1º CEB. A amostra foi constituída por 179 crianças (7,84 ± 0,91 anos de idade) (95 rapazes e 84 raparigas). Os dados obtidos resultaram da aplicação da bateria de testes ALPHA-Fitness em dois anos letivos sucessivos às mesmas crianças. Os resultados permitem mostram que os rapazes obtiveram melhor desempenho que as raparigas nos testes de avaliação da aptidão física, exceto no de flexibilidade, nos dois anos letivos sucessivos de recolha de dados. Concluímos pelo reforço da relevância e utilidade da avaliação da ApF, como ferramenta para estabelecer estratégias de atuação e elaboração de planos educativos que vão ao encontro das reais necessidades dos alunos.

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