Avaliação Da Aptidão Física Relacionada À Saúde Em Escolares De Nível Médio De São João Dos Patos/ Ma
Por Marcos Antonio Do Nascimento (Autor), Diandra Carvalho De Sá (Autor), Ana Maria Siqueira Neiva (Autor), Izabel Cristina De Sousa Guimarães (Autor), Ana Carla Da Conceição Sousa (Autor).
Em 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Aptidão física é a capacidade de se desenvolver fisicamente, com o intuito de adiar a fadiga mediante a prática da atividade física regular. Um bom nível de aptidão física melhora o desempenho físico auxiliando na prevenção de lesões e no desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. Objetivo: Avaliar a aptidão física relacionada à saúde em escolares de nível médio em ambos os sexos de uma escola federal localizada na cidade de São João dos Patos/MA. Metodologia: O estudo é de caráter transversal e qualitativo, realizado com estudantes de ambos os sexos, matriculados no Instituto Federal de Educação do Maranhão, campus de São João dos Patos/MA. Participaram deste estudo um total de 183 adolescentes, meninas (n=103), idade média de 15,8±0,9 anos e meninos (n=80), com idade média de 15,8±1,1 anos. Foram avaliadas as seguintes capacidades físicas: flexibilidade (FX, cm), através do teste sentar e alcançar, resistência abdominal (RA, repetições), utilizando o teste de máximo de repetições em 1 minuto, resistência cardiorrespiratória (RC, m), sendo o teste de corrida/caminhada de 6 minutos e o teste de velocidade (VC, segundos), realizado pelo teste de 20 m. Todos os testes utilizados fazem parte do Projeto “Esporte Brasil”. Os indivíduos foram classificados em Zona de risco à saúde (ZRS) ou Zona saudável (ZS) de acordo com seu resultado em cada teste. Utilizou-se o teste de qui-quadrado de Pearson para associação da classificação dos resultados e o test t de student não pareado para as variáveis quantitativas, com alfa de 5%. Resultados: Os meninos vs meninas, respectivamente, obtiveram os seguintes resultados: FX (35,2± 11,2 vs 41,4± 10,0; p<0,05); RA (32± 8 vs 22± 9; p<0,05); RC (1043± 199 vs 812± 149; p<0,05) e VC (4,2± 0,6 vs 5,4±0,9; p<0,05). Os resultados da classificação da aptidão física estão apresentados na figura 1.