Avaliação da Carreira no Ensino Superior em Educação Física: Um Estudo da Trajetória Docente Num Espaço em Mudanças
Por Mariângela da Rosa Afonso (Autor), Fabiana Celente Montiel (Autor), Flávio Medeiros Pereira (Autor), Gelcemar Oliveira Farias (Autor).
Em XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo mapear a construção da carreira docente dos professores de Ensino Superior. Trata-se de uma investigação qualitativa/descritiva, onde estão sendo investigados, a partir de realização de entrevistas, os professores que atuam em quatro universidades da Região Sul do Estado do Rio Grande do Sul sendo uma instituição particular, duas federais e outra particular/comunitária. Podemos verificar que com o fortalecimento da divisão entre os campos de atuação profissional – licenciatura e bacharelado – existem divergências na área quanto ao tipo de profissional a ser formado. Este estudo apontou para uma heterogeneidade profissional, com características bem distintas entre os profissionais.