Resumo

Avaliar o nível de competência motora da população infantil é fundamental para compreender aos efeitos da tendência que prevalece de reduzida taxa de prática de atividade motora e física das crianças em idade escolar. O objetivo deste estudo foi analisar o nível de competência motora de crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico usando a bateria de testes MOBAK. A amostra foi constituída por 179 crianças (7,84 ± 0,91 anos) (84 raparigas e 95 rapazes) avaliada em dois anos sucessivos. As raparigas apresentaram melhor resultado na área do “corpo”, ou seja, nas habilidades locomotoras, apesar das diferenças entre sexos ser menor. Por seu lado, os rapazes obtiveram melhores resultados em todos os itens “objeto”, ou seja, nas habilidades manipulativas, e de forma mais acentuada, em relação ao sexo feminino nos dois anos letivos sucessivos de recolha de dados. Concluímos pela relevância da avaliação das habilidades motoras na infância, para estabelecer estratégias de atuação que permitam mitigar as diferenças entre sexos e aumentar os níveis de performance nas habilidades motoras fundamentais para a prática da Educação Física.

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