Resumo

O presente estudo apresenta como tema principal o debate em torno da avaliação escolar, especificamente, a avaliação do processo ensino-aprendizagem da educação física na escola. Apresenta as tendências pedagógicas que influenciaram os modelos de avaliação na educação em geral e, especificamente, as que determinaram o processo de avaliação em educação física escolar. Discute a avaliação na educação física a partir de uma experiência pedagógica na escola pública. Para tanto, elaboramos a seguinte questão: quais as possibilidades para a avaliação na Educação Física escolar, considerando seus significados e suas implicações no processo ensino-aprendizagem vivenciado pelos alunos? Tendo-se tal problema como eixo norteador da reflexão sobre a nossa prática pedagógica, discutimos a avaliação na Educação Física escolar a partir de cinco questões fundamentais para nossa reflexão, a saber: por que avaliamos (razões); o que avaliamos (dimensões dos conteúdos); quando avaliamos (momentos); como avaliamos (estratégias metodológicas); quem avalia (responsáveis pela avaliação)? Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo discutir o processo de avaliação na Educação Física escolar, refletindo sobre o seu significado e suas implicações pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da educação física, tendo-se como eixo norteador o relato de uma experiência pedagógica vivenciada numa turma do 6º e do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Arcelina Fernandes, situada na cidade de Macaíba/RN. Verificamos a partir desse estudo que a avaliação escolar constitui-se um processo complexo, determinado por diversos fatores sociais, legais, culturais, estruturais, e que é útil para repensar o processo ensino-aprendizagem e a própria prática pedagógica. Consideramos ainda que nosso estudo se revela como uma das possibilidades metodológicas de avaliação. Nele, verificamos ser possível realizar uma avaliação na Educação Física escolar que analisa não somente os resultados de aprendizagem dos conteúdos técnicos, das habilidades e destrezas motoras, mas, que permite analisar o desempenho dos alunos em outras dimensões da totalidade humana, tais como, as atitudes (valores), os conceitos, aspectos afetivos e sociais
 

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