Resumo

Introdução:

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma das doenças pulmonares mais comuns.

Objetivo:

Avaliar os efeitos clínicos de treino para reabilitação respiratória somado ao uso de medicina ocidental e medicina tradicional chinesa combinadas, no tratamento da função motora de pacientes com DPOC.

Métodos:

156 pacientes com DPOC, hospitalizados entre dezembro de 2013 e junho de 2015, foram selecionados como objetos de estudo e aleatoriamente divididos em grupos de tratamento.

Resultados:

Quanto aos níveis de troca gasosa dos pacientes nos quatro grupos, o grupo experimental, treinado por meio de práticas de medicina ocidental e de medicina tradicional chinesa combinadas teve uma performance significativamente melhor que a dos grupos A, B, e C, em aspectos tais como PaCO2, PaO2, SaO2, pH, etc., com significância estatística (p<0,05). A melhoria da função pulmonar no grupo experimental também foi significativamente maior que nos outros grupos, mais uma vez com significância estatística (p<0,05).

Conclusões:

A aplicação da medicina chinesa e da medicina ocidental combinadas, somadas a um treino de reabilitação respiratória abrangente, teve um efeito clínico significativo, efetivamente melhorando indicadores clínicos relevantes. Tal aplicação deveria ser largamente promovida. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Acessar