Avaliação da ludicidade pelo traço de expressão das crianças em aulas de natação infantil
Por Thiago Gularte Iatski (Autor), Natan Queiroz Braga (Autor), Gilmar Francisco Afonso (Autor), Karini Borges Dos Santos (Autor).
Resumo
A infância compreende uma fase crucial para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo. O processo de aprendizagem neste período ocorre, em grande parte, por brincadeiras em diferentes práticas, como a natação por exemplo. A proposta deste estudo foi avaliar a ludicidade no ambiente aquático segundo adaptação do questionário “Children’s Playfulness Scale”, que promove a avaliação lúdica pela observação dos traços de expressão do próprio aluno. A amostra compreendeu 32 crianças com idade de 3 a 7 anos. Análise descritiva de média e desvio padrão foram utilizadas. Os resultados foram expressos entre cinco categorias dispostas no instrumento de avaliação da ludicidade. No geral, os resultados foram considerados positivos, ou seja, na espontaneidade física as crianças demonstraram ser fisicamente ativas, o que pode reduzir o risco de desenvolver a obesidade, melhora da saúde cardiometabólica, entre outros benefícios. Na espontaneidade social identificou-se que elas estão desenvolvendo a comunicação e interação com os colegas em aula. A espontaneidade cognitiva possibilitou identificar que a imaginação está presente, sugerindo que as crianças praticantes de natação possuem boa espontaneidade cognitiva. A pontuação da manifestação de alegria apontou que manifestam contentamento em estar na água, fator importante para expressar diferentes emoções. Na última categoria, senso de humor, os dados indicaram que as brincadeiras de forma cooperativa, amigável e a presença de humor estão presentes nas crianças praticantes da natação infantil. Portanto, as experiências no ambiente aquático e o período de exploração de forma livre nas aulas de natação infantil devem ser incentivados.